TinEye, o buscador de imagens

Assim como estamos acostumados à busca por palavras (Google, Yahoo, Altavista, Cadê…), agora é possível fazer buscas usando imagens.

Você tem uma imagem e precisa dela em melhor qualidade, ou em qualquer outra versão que não a sua. Mas você não sabe o nome dela, nem o autor, nem os personagens, nem onde foi publicada, nem absolutamente nada. Você tem apenas a imagem. Você pode enviar aos amigos da rede social perguntando quem conhece, e isso demorará um certo bocado, ou poderá fazer um mini retrato falado no Google e ver se está com sorte. Ou pode usar o TinEye. A sábia decisão.

O TinEye é um site que pegará a sua imagem, processará e rastreará na internet imagens similares e iguais àquela. Voilá!

O buscador te oferece duas modalidades: 1 – você envia uma imagem para que o site procure outras iguais na web; 2 – você coloca o endereço de uma já hospedada na web e o buscador te retorna outras iguais. Claro que, assim como qualquer buscador, quanto mais ‘informação’ o site tiver, melhor serão os resultados. Isso significa que dificilmente você conseguirá resultados com detalhes muito indefinidos de uma imagem, com closes de um quadro ou pixels de um produto. Esqueça.

O Jornal Bléh fez um teste com um detalhe definido do quadro Garden of Earthly Delights, e o site foi preciso em encontrar imagens do quadro completo. É uma ótima dica pra quem procura esse tipo de serviço e, muito provalmente, a única. Somente para fotos pessoais é que há um certo descalibre no site. Joguei uma foto do nosso editor Agarie e retornou somente fotografias de Jackie Chan.

Tem que ver isso aí, TinEye.

Visite: www.tineye.com

Bruno Portella

Coluna publicada no Jornal Bléh Set/2010

Anúncios

Uma resposta para “TinEye, o buscador de imagens

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s