Publicidade no Twitter: é hora da onça, digo, do pássaro beber água

O Twitter resistiu bravamente ao assédio do Yahoo e, dizem, do próprio Google: recusou-se a vender o serviço e seu banco de dados. Foi valente, mas valentia não enche a barriga dos que ficam aprovando contas e bloqueando britneys chupeteiras. Eis que os pais da microblogagem encontraram uma maneira bem fácil (e nada inovadora) de desccolar uma grana. Foram os últimos a fazê-lo, já que boa parte dos tuiteiros já ganhavam com o serviço –lembremos do “fifity-fifity” da @twitess e até mesmo do adbird da Boo-Box, que paga usuários pra ‘tuitar’ propagandas geradas automaticamente.

Pois bem, Promoted Tweets é a primeira saída oficial pra tirar um qualquer do Twitter. Funciona assim: uma empresa compra alguns termos específicos e, toda vez que procuram por essa palavra na busca, o primeiro tuíte, indepedente do tempo da postagem, é do contratante. Imagine que a onda está em fase beta. Caso dê certo, estes resultados patrocinados serão disponibilizados em outros clients (programinhas pentelhos) e não somente no site do Twitter. E dizem mais: aparecerá na timeline dos usuários de uma forma ‘relevante’ – também conhecida como ‘pentelha’.

O Twitter é hoje o campo mais instável para se apostar em propaganda. Tome-se como exemplo empresas que já tentam tirar um cascalho na plataforma e passaram da idolatria ao malho de Judas. A automatização é quase sempre recebida com frieza. Tuítes prontos, sem um posicionamento humano, são pios n’água.

Vai ser curioso ver o comportamento de empresa/usuários com essa nova ferramenta de promoção. A saída é, senão igual, bastante semelhante aos AdWords que o Google usa para tirar milhões. A diferença aqui é que estamos falando de um ambiente em que há uma total construção por parte dos tuiteiros, ao contrário do Google, em que um usuário pouco interfere nos resultados.

Vai ter chiadeira, vão reclamar, vão querer de volta os meninos do tuíter, a microblogagem moleque, vão xingar muito no twitter, vão achar uma puta falta de sacanagem.

Aquela velha ladainha de sempre.

Bruno Portella

| fundo feito com o Twitter Mosaic: http://sxoop.com/twitter/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s