“Fica Sarney” marca o início do Governo Dilma

fundo_post_ficasarney

O discurso de José Ribamar Ferreira de Araújo, o Sarney (ex-Arena, ex-UDN, ex-PDS, hoje no PMDB), no plenário do Senado nesta quarta-feira (5) findou uma coisa e começou outra, ambas bastante importantes. A saber: sepultou as chances do coronel maranhense renunciar à Presidência da Casa; e deu início ao mandato de Dilma Rousseff na Presidência da República.

Logo após Sarney se definir em público como um “cidadão de vida ilibada, de hábitos simples”, o Conselho de Ética começou a fritar a pizza. Às 18h30 em Brasília, a primeira das onze acusações contra o coronel foi arquivada pelo presidente do conselho, Paulo Duque (PMDB-RJ). O fiel membro da tropa de choque peemedebista cumpriu o roteiro, que deve dar ao bigodudo (desculpem o spoiler) o vistoso placar de 11 X 0.

Mas a goleada da situação e a inércia do nosso povo tupiniquim diante de seus caciques espertalhudos é notícia velha (via Ashton Kutcher, diga-se). O que importa nesta crise são os bastidores, e é neles que Lula mantém inabalável sua defesa ao quadro mais poderoso do PMDB. De olho em 2010, claro.

A partir de agora, acabaram-se os exercícios de futurologia política. Repito: os fatos estão perto demais das urnas. Estão, sobretudo, óbvios demais. Assim como o Governo Lula só começa para a história dois anos após sua posse, com as denúncias de caixa 2 e a abertura das pernas para o PMDB (tag: governabilidade), o Governo Dilma se inicia um ano antes. A candidatura PT-PMDB está mantida, o dólar cai, a economia se recupera, o Bolsa Família terá reajuste. E o Serra, o que faz para contra-atacar? Bem, o tucano foi na terça-feira ao Jo Soares alfinetar o fisilogismo do governo (uma estratégia inteligente do ponto de vista da oposição… do ponto de vista da oposição de 2002, 2003, não de hoje, às portas de um pleito).

Para completar, temos que o talk-show global no qual o governador de SP marcou presença tem sido subjulgado no ibope pelo “Fala que Eu Te Escuto” da Record. Para quem gosta de ver no governo Lula uma coalizão petista-peemedebista-evangélico-criminosa, eis um prato cheio.

Ana Majorca

Anúncios

Uma resposta para ““Fica Sarney” marca o início do Governo Dilma

  1. OLHOS DE REI NÃO SÃO OS DE *LINCE!

    “É lamentável e bastante prejudicial ao país o fato de José Sarney ficar Omo estar fiando, e ‘ficado’ (sic) pelo presidente Lula” Senador Pedro Simon, em entrevista ao programa ‘Entre Aspas’, Globo News.
    Comentário: o visionário Lula, investido da condição de Vossa Majestade/Vossa Alteza Real se equivocou na perspectiva política do imbróglio SAIney! Muitos dos “súditos” saberão, legítima e coerentemente, tirar-lhe o tapete – abarrotado de sujeira!
    Acredito, até, que sobrou para a Dilma Rousseff!

    *olhos de lince: Os antigos acreditavam que o lince podia ver através das paredes, sabia?
    Pois é, esses bichos têm visão apuradíssima, embora, quando filhotes, só abram os olhos com dez dias de vida.
    O que é o lince? É um animal da família dos felídeos, cauda curta e tufos de pelos nas orelhas, encontrado na América do Norte, Europa e Ásia.
    Uma de suas características, a de enxergar longe, ganhou simbolismo ao ser aplicada ao ser humano. Das pessoas muito inteligentes e perspicazes, diz-se que possuem olhos de lince. Na Mitologia, Linceu, um dos argonautas, possuía visão tão penetrante que lhe permitia ver o que se passava no Céu e no Inferno. Também teria chegado a contar, ao primeiro olhar e a uma distância de mais de 200 quilômetros, o número de barcos de uma frota de guerra saída de Cartago. Poetas como Horácio e Malherbe cantaram as extraordinárias faculdades de Linceu

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s